Existe uma forte correlação entre a educação musical e o desenvolvimento das habilidades que crianças e adolescentes necessitam para se tornarem bem sucedidos na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas no estudo da música. Essas qualidades os acompanharão em qualquer caminho que escolham para a sua vida.

É essencial, em uma comunidade, que as pessoas tenham acesso à arte, assim como é indispensável a segurança, o saneamento, a educação etc. Para isso, é importante que a sociedade civil organizada possa contribuir na construção de projetos que vêm de encontro ao interesse da juventude. O projeto Notas e Canções, uma parceria dos Institutos Reciclando Sons e Bancorbrás desde agosto de 2012, leva música aos jovens da Cidade Estrutural, por meio do uso da voz, de instrumentos musicais e da convivência de trabalho em grupo, visando aumentar a cidadania e a dignidade nessa comunidade.

As atividades musicais serão oferecidas no contra turno escolar, de modo a não prejudicar o estudo regular dos alunos que fazem parte do projeto. Segundo a Gerente Executiva do Projeto Rejane Pacheco, “a música é um forte instrumento de aprendizado de convivência social e de participação comunitária. Assim, o ensino da música, nas suas diferentes modalidades, contribui para a transformação pessoal e social”. O projeto é destinado aos jovens devidamente matriculados na rede de escolas públicas e residentes em comunidades socialmente vulneráveis.

Vídeo de homenagem ao Instituto Bancorbrás feito pelo Instituto Reciclando Sons que, por meio do Projeto Notas e Canções, oferece às crianças apoiadas um encontro com a educação, a cultura e a convivência saudável.

Compartilhe

Galeria de Fotos

Aula inaugural Notas e Canções

15 anos Instituto Reciclando Sons